sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Você sabe o que é um CORONEL?

Tema e contribuição de Eb Engler, do  Círculo Monárquico Brasileiro - CMB, pelo facebook

Atualmente as pessoas habituaram-se a tratar como Coronel algum dignatário de patente militar ou alguém com determinado poder político e econômico regional, muitas vezes - no segundo caso - exercendo-o de maneira despótica, totalitária, truculenta e clientelista, notadamente em regiões interioranas e muito pobres. Mas por certo, poucos são aqueles que sabem de onde vem o título de Coronel e o que este nome significa.



O coronel ou diadema caracteriza-se por ser "uma pequena Coroa com ornamentos fixados em um anel de metal". Diferentemente da coroa, o coronel nunca é representado com arcos sobre o aro, mas com outros ornamentos mais simples ao seu redor ou anexos a ele.
 
No Brasão de Armas do Duque de Caxias seu Coronel figura acima do Elmo de Cavaleiro do Império
 A palavra coronel é derivada do francês arcaico coronete, sendo um diminutivo de co(u)Ronne(Coroa), que por sua vez deriva do latim Corona. Segundo a tradição, o coronel - em alemão Adelskrone, que quer dizer "Coroa de Nobraza" - é utilizado por nobres e Príncipes (geralmente pelos irmãos do herdeiro direto ao trono) em seus Brasões de Armas, diferentemente dos monaras - reis e imperadores - cujo objeto de representação é a própria Coroa, símbolo do Estado e de seu poder. A exceção de uma coroa, o coronel mostra a posição nobiliárquica do detentor. Da mesma forma, em alemão há o termo Rangkrone.

Brasão de Armas do Visconde de Mauá. Por não ser militar, mas ter rítulo nobiliárquico, seu Coronel estã abaixo do elmo
Nas patentes militares o conceito segue o mesmo padrão. Abaixo do Marechal (mandatário máximo da tropa, tal qual o Imperador para o Estado) e dos Generais (seus "principais", seus príncipes), vem o Coronel (aquele que garante a honra e a bravura de todo o regimento).

Fonte: Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroa_%28her%C3%A1ldica%29 - acessado em 06/09/2013