domingo, 8 de setembro de 2013

Nossos brasileiros voadores... Bartolomeu de Gusmão


Por: Lea Beraldo, pelo facebook

N
 a data de hoje, há exatos 304 anos, Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ, cognominado "o padre voador", sacerdote secular, cientista e inventor nascido no Brasil, na então capitania de São Vicente em 1685, apresentou para Dom João V, rei de Portugal, na Sala das Audiências, interior do Palácio Real (da Ribeira), situado na atual Praça do Comércio, em Lisboa, sua primeira experiência de sucesso. Ele fez subir até o teto da sala um pequeno balão impulsionado pela combustão de uma vela!

O padre estava, na verdade, em busca de favor real para a invenção de uma aeronave, protótipo de um dirigível, a que chamava de "passarola", e em que estava trabalhando quando da exposição pública que deu para o rei em 8 de Agosto de 1709, e que logrou impulsionar a tal bola para o teto por combustão. O rei o recompensou nomeando-o para um cargo de professor em Coimbra. Ele também foi um dos cinquenta selecionados como membro da Academia Real de História, fundada em 1720, e em 1722 foi nomeado capelão da Corte.

fonte: wikipédia

imagem: óleo sobre tela (1,40m X 1m) retratando o padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, pintado em 1902 por Benedito Calixto, pode ser visto no Museu Paulista, aqui em São Paulo