terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dinamarquês é considerado o povo mais feliz do mundo pelo segundo ano consecutivo


O Relatório Mundial da Felicidade 2013, publicado nesta segunda-feira pela ONU, mostra como o bem-estar deve ser um componente importante na medida do desenvolvimento econômico e social do planeta. E coloca a Dinamarca como o país mais feliz do mundo.


Os nórdicos foram os campeões e mantiveram a liderança do ano passado. O Brasil aparece em um modesto 24º posto, superando a França (25º) e a Alemanha (26º), mas ficando atrás da Costa Rica (12°), do Panamá (15°) e da Venezuela (20°).

Assim como no último relatório, Togo, Benin e a República Centro-Africana, todos na África subsaariana, ocuparam as últimas colocações. Os Estados Unidos ficaram em 17º lugar, logo atrás do México.

No relatório, especialistas em economia, psicologia e estatísticas descrevem como as medidas de bem-estar podem ser utilizadas de forma eficaz para avaliar o progresso das nações.

Existe hoje uma demanda mundial crescente de que a política esteja alinhada com o que realmente importa para as pessoas —, disse o professor Jeffery Sachs, do Earth Institute da Universidade de Columbia, responsável pelo estudo e editor do relatório.


— Cada vez mais os líderes mundiais estão falando sobre a importância do bem-estar como um guia para seus países e o mundo. O Relatório Mundial da Felicidade 2013 oferece evidências de que a medição e análise sistemática de felicidade podem nos ensinar muito sobre as formas de melhorar o bem-estar e desenvolvimento sustentável do mundo.

O primeiro Relatório Mundial da Felicidade, lançado em 2012, chamou a atenção internacional como um primeiro levantamento do estado de felicidade global. Este novo relatório vai mais longe e aprofunda-se em maior detalhe na análise dos dados felicidade globais.

Veja a lista dos dez primeiros segundo o regime de Estado e Governo:

1° Dinamarca    Monarquia Parlamentarista
2° Noruega        Monarquia Parlamentarista
3° Suíça                  República Parlamentarista
4° Holanda        Monarquia Parlamentarista
5° Suécia            Monarquia Parlamentarista
6° Canadá         Monarquia Parlamentarista
7° Finlândia          República Parlamentarista
8° Áustria              República Parlamentarista
9° Islândia             República Parlamentarista
10° Austrália       Monarquia Parlamentarista

Fontes:
Organização das Nações Unidas
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2013/09/onu-divulga-relatorio-dos-paises-mais-felizes-do-mundo-4262883.html